1º ENCONTRO DE OFICIAIS DA PM E BM DA REGIÃO NORTE EM PORTO VELHO - RO

quinta-feira, 11 de junho de 2015

Abertura do Evento

Foi realizado em Porto Velho-RO nos dias 08 e 09 de junho, no Teatro Estadual Guaporé, o 1º Encontro dos Oficiais PM e BM da Região Norte. Contou com a participação de autoridades como o Vice-Governador do Estado de Rondônia Daniel Pereira; General Comandante da 17ª Brigada de Infantaria de Selva, General Costa Neves; Secretário-Chefe da Casa Militar, Tenente Coronel PM Gualberto; o Secretário-Chefe da Casa Civil, Emerson Castro; o Secretário de Segurança, Defesa e Cidadania, Dr. Reis; o Comandante Geral da PMRO Coronel PM Prettz; Chefe do Estado Maior do CBM Coronel BM Farias; Delegado Geral de Polícia Civil, Dr. Pedro Mancebo; Juiz Federal Dr. Dimis, dentre outras importantes personalidades do Estado e de outros entes da federação.

O evento foi promovido pelo Governo do Estado de Rondônia, Coordenado pela Casa Militar da Governadoria, Polícia Militar e Corpo de Bombeiros Militar, com o apoio da Federação Nacional de Entidades de Oficiais Militares Estaduais, Associação Círculo Militar de Oficiais de Rondônia, Assembleia Legislativa de Rondônia, Justiça Federal e Ministério Público do Estado de Rondônia.

Durante o encontro foram trazidos exemplos de qualificação do trabalho da segurança pública na prestação de serviços ao cidadão, como a Mediação, bem como um dos temas hoje que mais se discute no cenário Nacional e dentro do Ciclo Completo de Persecução Criminal que é a adoção pela Polícia Militar do chamado Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO), em que o cidadão infrator é diretamente encaminhado à Justiça quando da prática de contravenções penais, bem como os crimes cuja pena não exceda 2 anos de prisão, sem a necessidade do deslocamento a uma Delegacia de Polícia para registro.

Contou com a participação de Oficiais PM/BM Palestrantes dos Estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina (juntamente com um Promotor de Justiça) e São Paulo, trouxeram as experiências da adoção do modelo de atendimento policial aos participantes como forma de contribuir para que o mesmo seja aplicado nas Corporações Militares Estaduais de Rondônia.

No âmbito do Corpo de Bombeiros Militar, Santa Catarina trouxe para o evento a experiência legislativa e operacional do exercício do poder de polícia administrativa pelos Corpos de Bombeiros Militares como forma de evitar tragédias como a ocorrida na Boate “Kiss”, no Rio Grande do Sul.

Participaram do evento Oficiais das Polícias Militares e Corpos de Bombeiros Militares dos Estados de Rondônia, Acre, Amazonas, Maranhão, Tocantins, Minas Gerais, São Paulo, Rio Grande do Sul Santa Catarina.



Confira o álbum