Ministério das Cidades reitera parceria do governo federal com Rondônia

quinta-feira, 14 de maio de 2015

O governo federal ratificou parcerias na execução de obras de infraestrutura e garantiu suporte para análise e encaminhamento de projetos. Este foi o saldo a visita que o ministro das Cidades, Gilberto Kassab, e uma equipe de secretários da pasta, fizeram ao Porto Velho nesta quinta-feira (14). A comitiva participou de reunião de trabalho, no Palácio Getúlio Vargas. O governador Confúcio Moura anunciou que o projeto da rede sanitária da capital será licitado nesta sexta-feira (15), em pregão eletrônico.

Durante a reunião de trabalhos no Palácio Getúlio Vargas, o secretário Nacional de Transporte e Mobilidade Urbana, Dario Lopes; o secretário nacional de Saneamento Ambiental, Paulo Ferreira e o secretário nacional de Acessibilidade e Programas Urbanos, Luiz Ramos, falaram sobre projetos do Ministério das Cidades em execução em Rondônia e ouviram dos técnicos estaduais minúcias o andamento das ações.

Kassab lembrou que haverá uma nova seleção de iniciativas voltadas para a mobilidade urbana e defendeu que o estado apresente projetos. Segundo Dario Lopes, o ministério oferece o apoio necessário ao governo estadual. “Nossa equipe pode orientar os técnicos do estado para que avancemos neste campo“, acrescentou.

O projeto da rede de água tratada para a capital foi comentada pelo secretário Paulo Ferreira, pois foi interrompido pelo Tribunal de Contas da União e está há mais de oito anos sem andamento por vários fatores, sendo o mais emblemático os problemas apresentados pelas construtoras. O prefeito de Rolim de Moura, Cézar Cassol, interviu para dizer que não é possível perder recursos destinados a ações tão importantes como esta. A obra será licitada nesta sexta-feira.

POSITIVO

Os prefeitos José Rover, do município de Vilhena; Jesualdo Pires, de Ji-Paraná, e Gerson Neves, de Nova Brasilândia, também participaram da reunião e manifestaram reconhecimento pela acolhida aos projetos apresentados ao Ministério das Cidades.

Os senadores Valdir Raupp e Ivo Cassol, que acompanhavam a comitiva, também fizeram intervenções explicando as demandas existentes no estado. Raupp explicou ao ministro que as prefeituras apresentam mais demandas para pavimentação em relação a outras iniciativas.

A reunião foi positiva, na avaliação de Confúcio Moura. Ele explicou que o governo e as prefeituras saíram do encontro com mais esperanças em relação aos projetos encaminhados no Ministério das Cidades. O governador falou sobre a economia do estado e a previsão de crescimento do PIB. “Nosso ajuste fiscal não é decenal, é diário. Todos os dias fazemos esforços para manter as contas em dia. Temos margem para endividamento, mas não de utilizar este recurso agora”, concluiu.