Ministro do Gabinete de Segurança Institucional da República

segunda-feira, 9 de julho de 2012

O secretário chefe da Casa Militar, Maj PM Gualberto participou da reunião na manhã desta segunda-feira (9), com o governador Confúcio Moura o qual recebeu, em seu gabinete no palácio Presidente Vargas, a visita do ministro chefe do Gabinete da Segurança Institucional da Presidência da República, general do exercito José Elito Carvalho Siqueira.

A visita faz parte da agenda do ministro, onde há mais de um mês, sua equipe visita uma capital por semana. “Toda semana percorremos uma capital diferente. A nossa visita é para falar sobre a importância do sistema brasileiro de inteligência e fazer com que o sistema funcione de forma integrada. Estamos sempre visitando os estados com o objetivo de obter informações sobre a área de segurança pública”, explica o general.
Além da segurança presidencial, entre as atribuições do gabinete está a articulação com a Agência Brasileira de Inteligência (Abin), por meio das superintendências estaduais e escritórios em cidades estratégicas. No Brasil 700 cenários são monitorados a cada sete dias. “Em cada estado, monitoramos os problemas que interferem no cenário nacional. Faltava uma ferramenta de trabalho única, por isso criamos o chamado mosaico de segurança institucional”, acrescentou.
Segundo Siqueira, Rondônia possui 20 cenários que são acompanhados pela presidente Dilma Roussef através do sistema de monitoramento. Os cenários são compostos por seis temas: segurança internacional; segurança ambiental; segurança da sociedade; segurança estratégica e segurança pública.
A cada três meses o levantamento nacional sobre cada cenário e setor é publicado através de um livro, que foi entregue ao governador Confúcio Moura durante a visita, onde o chefe maior do Estado vai analisar se há necessidade de incluir mais pontos.
“Acompanhamos essas situações consideradas de risco, não só no combate, mas na prevenção. O aeroporto de Porto Velho há três anos não tem nenhum registro, mas acompanhamos justamente para prevenir. Tudo isso é disponibilizado para a presidente de forma resumida em seu computador, sobre cada estado e cada cenário”, finalizou o general.

O governador Confúcio Moura agradeceu a visita e disse que vai verificar o os dados do livro entregue para se necessário, incluir novos cenários.
Também estiveram presentes o comandante da 17ª Brigada de Infantaria e Selva, Ubiratan Poty; o comandante do Corpo de Bombeiros, coronel Ubirajara Caetano; o comandante da Polícia Militar, coronel Paulo César  de Figueiredo; o secretário de Estado de Segurança, Defesa e Cidadania (Sesdec), Marcelo Bessa, e demais autoridades.