Ministro do Desenvolvimento Agrário assina convênio em Ouro Preto

terça-feira, 27 de março de 2012

O chefe da Casa Militar, Major PM Gualberto esteve na manhã desta terça-feira (27), em Ouro Preto, onde aconteceu a cerimônia de entrega de máquinas e equipamentos, assinatura de convênios e liberação de financiamentos, acompanhando o governador Confúcio Moura, o ministro do Desenvolvimento Agrário, Pepe Vargas, o presidente do Incra Celso Alvarenga, que em sua primeira atividade externa no Ministério trouxe a Rondônia grande parte de sua equipe, como secretários nacionais de vários programas do MDA, além de senadores, deputados federais, estaduais, prefeitos, vereadores e lideranças rurais, na ocasião o governador Confúcio Moura sancionou a lei que criou o Fundo de Desenvolvimento da Agricultura Familiar (Fundaf), no Centro de Treinamento da Emater (Centrer).
O Fundo, motivo de elogios do ministro, é destinado a cobertura de juros de financiamentos para aquisição de equipamentos e infraestrutura para a agricultura familiar.
Pepe Vargas disse que o Fundaf irá complementar o programa ‘Mais Alimentos’ do governo federal, que por meio de linhas de crédito do Pronaf, financia investimentos para a modernização da propriedade rural familiar. São duas linhas: o Mais Alimentos Produção Primária e o Mais Alimentos Agroindústria. O primeiro é uma linha de crédito que financia investimentos em infraestrutura produtiva da propriedade familiar, contemplando os seguintes produtos e atividades: açafrão, arroz, cana-de-açúcar, café, centeio, feijão, mandioca, milho, palmácea para produção de palmito, soja, sorgo, trigo, erva-mate, apicultura, aquicultura, avicultura, bovinocultura de corte, bovinocultura de leite, caprinocultura, fruticultura, olericultura, ovinocultura, pesca e suinocultura.
O Mais Alimentos Agroindústria financia projetos individuais de até R$ 130 mil e coletivos de até R$ 500 mil, com juros de 2% ao ano, até três anos de carência e até dez anos para pagar. Por meio desta linha pode-se adquirir equipamentos para beneficiamento e processamento de frutas, café e leite.