Governador assina Pacto Norte para superação da pobreza

quinta-feira, 29 de setembro de 2011

O Maj PM Gualberto, chefe da Casa Militar, acompanhou o governador Confúcio Moura durante a cerimônia de assinatura do termo de pactuação do Plano Brasil sem Miséria Região Norte, lançado no dia 28/09 em Manaus (AM) pela presidenta Dilma Rousseff,com a presença de ministros, governadores, prefeitos, empresários e beneficiários dos programas sociais.

Na solenidade, foram anunciadas ações de transferência de renda, fortalecimento da agricultura familiar, parceria com os supermercados e estímulo à preservação ambiental, que visam retirar da extrema pobreza 2,65 milhões de brasileiros que vivem na região.

No encontro, o governo federal, os governadores Tião Viana (Acre), Omar Aziz (Amazonas), Camilo Capiberibe (Amapá), Simão Jatene (Pará), Confúcio Moura (Rondônia), José de Anchieta Júnior (Roraima) e Siqueira Campos (Tocantins) e as associações de municípios assinaram termo de compromisso para superar a miséria na região.

Nos sete estados do Norte, 56% da população mais pobre estão na área rural. No País, a meta do Brasil Sem Miséria é atender 16,2 milhões de pessoas (17% deles na Região Norte), com transferência de renda, acesso a serviços públicos nas áreas de educação, saúde, assistência social, saneamento e energia elétrica, e inclusão produtiva.

Regularização

Durante ao evento, Dilma Roussef falou também sobre a regularização fundiária. “Queria também dizer que eu tenho um compromisso e esse compromisso se estende ao meu ministro do Desenvolvimento Agrário, que é a regularização de terras aqui na região Norte do país. A ministra Tereza Campelo, do Desenvolvimento Social e o ministro do Desenvolvimento Agrário terão esse instrumento da regularização fundiária como um instrumento que não só contempla, obviamente, todos os pequenos, médios e grandes empresários, produtores, mas focado, sobretudo, na garantia de propriedade para os pequenos proprietários dos assentamentos”,



Confira o álbum