Cônsul da Bélgica em Visita Oficial a Rondônia

sexta-feira, 18 de março de 2011

O Cônsul da Bélgica no Brasil, Peter Claes, foi recebido em sua chegada na última quarta-feira (16), pelo Secretário Chefe da Casa Militar, Major PM Gualberto, o qual designou o Major PM Ferro como Ajudante de Ordens e providenciou os veículos VIPs com seguranças para acompanhar o Cônsul em sua estada.

Ainda pela manhã visitou a igreja de Santo Antônio, a praça das Caixas D`água e a praça do Madeira-Mamoré.

À tarde o Governador Confúcio Moura recebeu o Cônsul da Bélgica em seu gabinete, no Palácio Presidente Vargas. No encontro que durou cerca de meia hora, conversaram a respeito das boas relações que mantém a Bélgica e o Brasil.
 
A Bélgica, bem como a França tem participação no consórcio Energia Sustentável. “No Brasil, a maior parte dos nossos negócios concentram-se em São Paulo e no Rio de Janeiro. Na região Norte, só aqui em Rondônia,” informou Claes.

O cônsul destacou ainda a possibilidade da instalação de novos empreendimentos na América do Sul. “A Bélgica com mais 25 países integra o Mercado Comum Europeu, que tem se firmado em níveis de desenvolvimento enormes”, disse Peter.

Contudo, apesar dos bons índices econômicos, o crescimento do país em 2010 foi de apenas 2%.  As exportações representam 80% do Produto Interno Bruto (PIB).  55% dos 11 milhões de habitantes Belgas nasceram em outros países da Europa. O país segue a Monarquia Parlamentarista, ou seja, mesmo sendo administrado por um primeiro ministro, o rei é quem dita às cartas. Fixado no continente europeu, a Bélgica é quase dez vezes menor do que o estado de Rondônia.

Na quinta-feira (17), Peter Claes visitou Porto Graneleiro e logo após foi recebido pelo Secretário Estadual de Turismo, Julio Olivar e por representantes de comunidades indígenas de Rondônia.

Nesta sexta-feira (18), a visita ao canteiro de obras da Usina Hidrelétrica de Jirau, a qual estava programada, foi cancelada.


Fonte: DECOM e CASA MILITAR
 



Confira o álbum