Governador Visita a 17a Bda de Infantaria de Selva

segunda-feira, 14 de março de 2011

A visita foi intermediada pelo Secretário Chefe da Casa Militar, Major PM Gualberto, o qual visou estreitar os laços do Governo do Estado com o Exército Brasileiro em Rondônia.

O Governador do Estado, Confúcio Moura, acompanhado do Secretário Chefe da Casa Militar e oficiais, visitou na manhã desta segunda-feira (14.03) o Comandante da 17ª Brigada de Infantaria de Selva, General de Brigada Artur Costa Moura, onde após as honras militares, o recebeu de maneira muito cordial. O General de Brigada Moura se encontrava acompanhado de seu Estado Maior e demais oficiais da 17ª Brigada.

O Comandante Moura recepcionou a comitiva no pátio da 17ª Brigada, onde encaminhou para o auditório para uma breve explanação sobre as atividades do Exército Brasileiro na Amazônia.

Na sua apresentação ressaltou a estrutura do Exército Brasileiro com suas peculiaridades, bem como as atividades militares de fronteira, incluindo as ações de combate e as atividades sociais, bem como parcerias com outros órgãos.

Apresentou ainda uma proposta de implantação, em longo prazo, de unidades de fronteira em Rondônia, assim como fortalecimento da estrutura logística e de combate do Exército na região, pois carece de mais batalhões e unidades especializadas para melhor atender ao Estado de Rondônia.

O Governador Confúcio afirmou que conforme planejamento de ações para a visita à Presidência da República, está envidando esforços no sentido de propor a reversão do valor pago ao Governo Federal, referente à dívida do BERON (Banco do Estado de Rondônia), de aproximadamente 15 milhões de Reais por mês, em serviços federais na região, onde a UNIÃO se comprometeria em investir esse montante em segurança nacional, implantação de serviços e instalação de órgãos governamentais federais em Rondônia, tal planejamento estratégico conta com o ideal do Estado em resguardar as fronteiras e ainda firmar parcerias com países vizinhos visando a interação para instituição da Universidade Latino-Americana de Fronteira (UNILA), onde alunos dos países limítrofes poderão cursar a UNILA no Brasil e interagir entre as diversas culturas com professores dos diversos países latino-americanos. O valor poderá ser utilizado ainda para firmar acordo bilateral com a Bolívia para vacinação do gado a fim de evitar contaminação.

O General Moura afirmou ser ilustre a iniciativa do Governo do Estado em resolver a destinação desta verba para tais investimentos, ressaltou ainda que os planos do Exército em implantar tais unidades de fronteira seriam adiantados em décadas caso aconteça tal iniciativa.

O Governador designou o Secretário Chefe da Casa Militar para intermediar, junto ao Comando da 17ª Bda de Inf. de Sl. a elaboração de um documento o qual subsidiará sua visita à Presidência da República em busca da destinação dos referidos recursos.

Ao final o General Moura convidou o Governador e os oficiais da Casa Militar para um almoço nas dependências da 17ª Brigada, onde na despedida presenteou a autoridade com uma lembrança da visita.



Confira o álbum