OPERAÇÃO ACISO EM JACI-PARANÁ

quarta-feira, 2 de março de 2011

A 1ª Ação Cívico-Social ocorreu no Distrito de Jaci-paraná, em Porto Velho, nos 26 a 27 de fevereiro de 2011, onde, sob a coordenação da Casa Militar, diversos órgãos realizaram em conjunto atendimento à população carente da localidade, conforme locais e serviços abaixo estabelecidos:

Posto Municipal de Saúde:
 Exército Brasileiro - Casa Militar - Diretoria de Saúde da PMRO – Secretaria Municipal de Saúde:
 Atendimento médico - Emergência com 01 (um) médico e 02 (duas) enfermeiras, serviço de triagem com 01 (um) médico e consulta com 04 (quatro) médicos;
 Entrega de medicamentos -  01 (um) bioquímico, conforme receita médica expedida;
 Atendimento odontológico - com 04 (quatro) dentistas e 02 (dois) Técnicos de Higiene Dental;
 Vacinação - 01 (um) vacinador;

Escola Municipal Cora Coralina:
 Casa Militar:

Coordenação Geral – Apoio aos órgãos envolvidos na providência dos locais para desenvolvimento das ações e suprimento de meios necessários à execução.
 Atendimento ao Público – Cadastramento e encaminhamento das pessoas interessadas ao atendimento pelos diversos órgãos envolvidos na ação;
 Segurança Institucional - Das autoridades envolvidas na ação, dentre Secretários de Estado, Promotores de Justiça, Deputados, Secretários Municipais, dentre outros.
 Exército Brasileiro e Diretoria de Saúde da PMRO:
 Palestras – Educação Dental, com palestras para crianças e aplicação de flúor com escovação.
 Base Aérea de Porto Velho
 Solenidade – Participação da Banda de Música da Base Aérea de Porto Velho.
 Universidade Federal de Rondônia:
 Balcão Jurídico – atendimento às demandas judiciais, bem como orientação para solução e mediação de conflitos e atividade conciliatória;
 Palestras – Direito do consumidor e Doenças sexualmente transmissíveis.
 Ministério Público Estadual:
 Atendimento – Balcão de denúncias e relatos das necessidades do cidadão na região com orientação para solução de problemas;
 Palestras – Violência contra criança, consciência ambiental - mata ciliar, violência contra o idoso e direito do consumidor.
 Shopping Cidadão Itinerante e Polícia Civil:
 Emissão de documentos – 1ª e 2ª vias de Identidade (RG), Cadastro de Pessoas Físicas (CPF), 2ª via de Certidão de Nascimento e Casamento, Carteira de Trabalho e Passe Livre Intermunicipal;
 Serviços - Fotografia e reprografia para emissão de documentos.
 5º Batalhão da Polícia Militar:
 Policiamento ostensivo – Reforço no Distrito e nos locais do evento com 20 (vinte) policiais militares.
 Batalhão de Polícia Ambiental e DETRAN:
 Apoio – Com 01 (um) micro-ônibus de cada instituição com motorista para os dois dias do evento.
 Corpo de Bombeiros Militar:
 Palestras – Pronto-socorrismo e animais peçonhentos, com exposição de insetos e animais;
 Demonstração – Combate a incêndio: como extinguir fogo de uma botija de gás;
 Recreação – Atividade de tirolesa com segurança;
 Apoio – com viaturas especializadas (unidade de resgate e salvamento) e com 01 (um) ônibus, 02 (dois) veículos tipo moto-home, 01(um) veículo tipo Van.
 Departamento de Comunicação do Governo:
 Cobertura do evento - com fotos e matérias jornalísticas.
 Cerimonial do Governo:
 Solenidade – Organização da solenidade de abertura do evento com mestre de cerimônia e protocolo de recepção de autoridades.

Secretaria Municipal de Esportes:
 Recreação – com rua de lazer, a qual ofereceu jogos de damas, ping-pong e pebolim, pinturas em guache, bingo e futebol.
 Secretaria Municipal de Educação:
 Sede do evento - Disponibilização da escola para o evento.
 Santo Antônio Energia:
 Parceria – fornecimento de alimentação para o pessoal envolvido na operação.
 Consórcio Jirau:
 Parceria – Confecção de camisas para utilização pelo pessoal  envolvido no evento.
 Associação Zequinha Araújo:
 Ação Social - Corte de Cabelo com 17 (dezessete) cabelereiros e uma nutricionista com palestra sobre alimentos;

COMO SE REALIZOU

O Governo do Estado de Rondônia, através da Casa Militar, realizou levantamentos prévios, visando a escolha da localidade onde iria acontecer a operação denominada de ACISO (Ação Cívico-Social), operação esta que seria a primeira de uma série de operações visando atender as comunidades carentes de nosso Estado.

Após diversas proposituras, foi escolhido o Distrito de Jaci-Paraná, por ter sido evidenciada a necessidade premente de exercício da cidadania pela comunidade local, justificada devido ao aumento de mais de 100% da população no último ano, com o surgimento dos bolsões de pobreza e consequente aumento da criminalidade no local, além da necessidade urgente de atendimento de saúde.

No dia 25 de fevereiro de 2011, foram instalados os equipamentos necessários à execução da operação, onde contou com materiais destinados à exposição e organização do evento, bem como da área de saúde, com equipamentos de esterilização odontológico, medicamentos, dentre outros.

A solenidade de abertura do evento ocorreu na quadra coberta da Escola Cora Coralina as 08:30 horas do Sábado (26.02.11). A abertura contou com a presença de autoridades e convidados, bem como da sociedade local. A banda de música da Base Aérea tocou o hino céus de Rondônia e ao final alguns dobrados. O Secretário Chefe da Casa Militar, Major PM Gualberto, decretou abertos os trabalhos e as pessoas da comunidade foram convidadas a comparecerem à triagem do atendimento.

A Operação se desenvolveu de forma natural e progressiva, onde diversos moradores do Distrito contaram com acesso aos serviços básicos, bem como as palestras e recreação.